terça-feira, 20 de abril de 2010

RECICLAGEM


O retorno da matéria-prima ao ciclo de produção é denominado reciclagem, embora o termo já venha sendo utilizado popularmente para designar o conjunto de operações envolvidas. O vocábulo surgiu na década de 1970, quando as preocupações ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente após o primeiro choque do petróleo, quando reciclar ganhou importância estratégica. As indústrias recicladoras são também chamadas secundárias, por processarem matéria-prima de recuperação. Na maior parte dos processos, o produto reciclado é completamente diferente do produto inicial.

terça-feira, 13 de abril de 2010

ANIMAIS QUE CORREM RISCO DE EXTINÇÃO:




Um macaco descoberto recentemente na Floresta Amazônia já corre risco de extinção, segundo o chefe do Centro de Proteção de Primatas Brasileiros do Instituto Chico Mendes, Marcelo Marcelino. A espécie Cacajao Ayresii vive na área do pico da Neblina, no Estado do Amazonas, e sofreria a pressão do desmatamento e da caça.


ANIMAIS EM EXTINÇÃO:



Jacaré










O jacaré do Pantanal Mato-Grossense é um dos animais brasileiros que vem correndo maior risco de desaparecer.


Ema

A ema também é um animal bastante perseguido pelo homem, já que suas penas são usadas em fantasias exibidas durante o carnaval. O uso das penas de ema torna essas fantasias caríssimas.






Passaros
Os pássaros, de um modo geral, são retirados das matas para serem comercializados. São encontrados em feiras livres, engaiolados e nas piores condições de vida. Curió, canário-da-terra, canário-belga, sabiá, estevão, azulão e cardeal são os pássaros mais vendidos



Paca

A carne de paca é apreciada por muitas pessoas. Por isso, a paca é outro animal bastante caçado.







































DESMATAMENTO NA FLORESTA AMAZÔNICA

Problemas atuais da floresta amazônica:

Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório. Madereiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Com a colaboração do consumidor, podemos facilitar ainda mais o processo de reciclagem. A reciclagem do material é muito importante, não apenas para diminuir o acúmulo de dejetos, como também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Veja como fazer a coleta seletiva e dar a sua parcela de contribuição na preservação do meio ambiente.
Passo a passo:
1. Procure o programa organizado de coleta de seu município ou uma instituição, entidade assistencial ou catador que colete o material separadamente. Veja primeiro o que a instituição recebe. Não adianta separar, por exemplo: plástico, se a entidade só recebe papel.
2. Para uma coleta de maneira ideal, separe os resíduos em não-recicláveis e recicláveis e dentro dos recicláveis separe papel, metal, vidro e plástico.
3. Veja exemplo de materiais recicláveis:
- Papel: jornais, revistas, formulários contínuos, folhas de escritório, caixas, papelão, etc.
- Vidros: garrafas, copos, recipientes.
- Metal: latas de aço e de alumínio’, clipes, grampos de papel e de cabelo, papel alumínio.
- Plástico: garrafas de refrigerantes e água, copos, canos, embalagens de material de limpeza e de alimentos, sacos.
4. Escolha um local adequado para guardar os recipientes com os recicláveis até a hora da coleta. Antes de guardá-los, limpe-os para retirar os resíduos e deixe-os secar naturalmente. Para facilitar o armazenamento, você pode diminuir o volume das embalagens de plástico e alumínios amassando-as. As caixas devem ser guardadas desmontadas.
Atenção:
Os objetos reciclados não serão transformados nos mesmos produtos. Por exemplo, garrafas recicláveis não serão transformadas em outras garrafas, mas em outros materiais, como solados de sapato.

Vou falar de ecologia pra quem sabe um dia

A gente possa ver

A nossa mãe Natureza

Com sua grandeza nos agredecer vou despoluir os rios

E sua nascentes

Quero proteger

Quero ver nossas palavras,nossas florestas

Numa grande festa

Por poder crescer

Quero ver o arco-íris

Desenhar no céu

Um grande coração

Como se estivesse

Nos dizendo obrigado pela boa ação

Quero respirar ar puro

Me sentir seguro para contemplar

Um futuro de alegria Terra mais sadia

Pra nos abrigar um mundo novo pra gente poder viver

A Natureza a gente tem que defender

Um mundo novo pra gente pode brincar

A Natureza a gente deve ajudar

Música: Ecologia

Autora da Música : Danny Pink